segunda-feira, 6 de junho de 2011

Trem bala magnético

1) Introdução ao tema

" Trem-bala magnético é inaugurado na China. O primeiro trem comercial de alta velocidade do mundo com o uso da tecnologia de levitação magnética fez nesta terça-feira sua viagem inaugural na cidade chinesa de Xangai. O trem, de tecnologia alemã, liga o centro de Xangai ao aeroporto da cidade, e foi inaugurado pelo primeiro-ministro chinês, Zhu Ronji, e pelo chanceler alemão, Gerhard Schröder, que está visitando a China.Com o uso de poderosos imãs, que fazem o trem flutuar no ar sobre os trilhos, o trem atinge até 400 km/h, e completa o trajeto de 30 km entre a cidade e o aeroporto em oito minutos.A China já comprou três trens do tipo, construídos pelo consórcio alemão Transrapid – que une as empresas alemãs ThyssenKrupp AG e Siemens AG e o governo da Alemanha." 31 de Dezembro, 2002. BBC Brasil.com


         Às vezes tido como o símbolo da tecnologia e da modernidade, o trem bala traduz uma das maiores descobertas do século XXI. Traduz todo o nosso contexto, todas a vida das pessoas. Estamos correndo cada vez mais rápido, de um lado para o outro. As distâncias tem incurtado dando lugar a uma enorme comunidade global. É aí que entra o trem bala. Numa fração de segundos, tranporta um número razoável de pessoas de um extremo a outro. Pense nas possibilidades!

2) Funcionamento do trem magnético


          Os trens bala, no geral, usam da levitação magnética proporcionada pelos supercondutores para reduzir o atrito (só existe atrito entre o trem e o ar), aumentando a velocidade máxima e reduzindo o consumo de energia. Esse vídeo mostra a levitação magnética de um pequeno trem que tem pastilhas supercondutoras em seu interior e desliza sobre um trilho de imas de boro neodímio. Nitrogênio líquido é colocado no interior do trem para diminuir a temperatura das cerâmicas (menos 196 graus Celsius), ponto onde ela já está no estado supercondutor.


         Para ser mais específico, existem três tipos primários de tecnologia aplicada aos trem bala ou maglev (o trem bala japonês vanguardista nesse tipo de tecnologia). Uma que é baseada em ímãs supercondutores (suspensão eletrodinâmica), outra baseada na reação controlada de eletroímãs, (suspensão eletromagnética) e a mais recente e potencialmente mais econômica que usa imãs permanentes (Indutrack). O Japão e a Alemanha, são os países que mais têm pesquisado esta tecnologia, tendo apresentado diversos projetos. Num deles o trem é levitado pela força repulsiva dos pólos idênticos ou pela força atrativa dos pólos diferentes dos ímãs. O trem é propulsionado por um motor linear, colocado na linha, no trem ou em ambas. Bobinas elétrica são massivamente colocadas ao longo da linha de modo a produzir o campo magnético necessário para a movimentação do trem, especulando-se que por isso que a construção de tal linha teria custos enormes.

3) Vantagens e desvantagens em relação aos não magnéticos

       Os comboios de levitação magnética conseguem atingir velocidades enormes, com relativo baixo consumo de energia e pouco ruído, (existem projetos para linhas de maglev que chegariam aos 650 km/h e também projetos como o Maglev 2000 que, utlizando túneis despressurizados em toda a extensão dos trilhos, chegariam à marca de 2000 MPH (3200 km/h)).Embora a sua enorme velocidade os torne potenciais competidores das linhas aéreas, o seu elevado custo de produção limitou-o, até agora, à existência de uma única linha comercial, o transrapid de Xangai. Essa linha faz o percurso de 30 km até ao Aeroporto Internacional de Pudong em apenas 8 minutos.
       Os críticos dos trens por levitação magnética (Maglev) dizem que eles são caros demais e consomem muita energia. Eles argumentam que outros trens de alta velocidade em uso no Japão e na Europa podem viajar quase tão rápido quanto os Maglev, sem precisar de trilhos especiais.



4) Conclusão (Aplicação no Brasil)

        Tem-se o projeto de um trem bala desses aqui no Brasil, visando a copa e olímpiada que ocorrerá nos próximos anos. Trazer esta tecnologia para o Brasil é elevá-lo, de igual para igual, às potências mundias econômicas e tecnológicas. Trará, para a região, um avanço socio-econômico imenso e proporcionará maior interação entre as principais capitais do país. Aquecerá a economia do país seja no momento da construção seja no momento pós-construção através deste vínculo que será criado. O Brasil não possui uma malha ferroviária forte. Quem sabe com esses trens balas não possamos interligar todo o nosso país? Provavelmente, este será o início de uma longa jornada. Pensemos em Suape no nordeste brasileiro. No futuro, poderão ser instaladas novas linhas que ligue todo o sudeste ao nordeste. Isso ligará as economias. Ligará a produção à escoação. Fará o nosso país avançar.




5) Referências

http://www.bbc.co.uk/portuguese/ciencia/021231_trembalarg.shtml
 http://cienciatube.blogspot.com/2009/02/supercondutividade-o-segredo-do-trem.html
 http://renbrant.blogspot.com/2006/07/legal-maglev-o-trem-bala.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Maglev
http://pt.wikipedia.org/wiki/Trem_de_alta_velocidade_no_Brasil

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